Sobre Cartiê Bressão

 

 
 
 
 
Exposição em 2016 no Aeroporto Internacional do Rio de Janeiro

Exposição em 2016 no Aeroporto Internacional do Rio de Janeiro

Pedro Garcia de Moura nasceu e cresceu no Rio, mas foi viver seus anos de "exílio" trabalhando como diretor de arte em Londres e Buenos Aires.

Ao voltar, em 2011, cheio de saudades das aves que aqui gorjeiam, fantasiou-se de lambe-lambe num bloco de carnaval carioca. Numa epifania carnavalesca, descobriu a vocação para retratar o cotidiano da Cité Merveilleuse.

Cartiê Bressão, personagem criado para representar essa nova faceta do artista, é uma homenagem bem-humorada e antropofágica ao pai da fotografia de rua do século XX, o francês Henri-Cartier Bresson. As legendas das fotos, uma mistura bem humorada de francês e carioquês, ressaltam a maneira única do brasileiro de encarar a vida, esse je ne sais quoi tupiniquim.

Seu trabalho começou com uma conta de Instagram e logo se espalhou pela internet, com ampla repercussão na mídia nacional e internacional, o que já rendeu desde entrevistas com Jô Soares e Paulo César Pereio, a um livro financiado por seus fãs, palestras pelo Brasil, obras expostas na ArtRio e em exposição solo na Galeria Tempo, no Palácio do Planalto e no Aeroporto Internacional do Rio de Janeiro.

 

Exposições

- Galeria Tempo/ArtRio
2014

- Galeria Tempo (Rio)
2014 - Solo

- Palácio do Planalto (Brasília)
2015 - Solo

- Aeroporto Internacional Rio Galeão
2016 - Solo

- Yes! Nós Temos Bikini (CCBB Rio)
2017 - Mostra coletiva